quinta-feira, 24 de abril de 2008

A Argentina arde em som

Hasta encontrar

O Andando Descalzo é um grupo argentino formado em 1995 por Ruani Rodriguez (voz), Emiliano de La Encarnación (bajo), Maxi Suppa (percusión), Carlos Quinteiros (bateria), Pablo Otero (teclado) e Mauro Lopes (guitarra), que depois foi substituído por Ariel Paladino.

Esses caras representam o típico som jamico-argentino, uma mistura de rock-cuarteto, ska, rockstead e early reggae. O som é meio Paralamas do Sucesso, só que com a arrogância clássica de nossos hermanos vizinhos e aquele castelhano arrastado que quase que dá para entender.

A banda tem seis álbuns, o mais recente é o “Hasta Encontrar”, de 2008, um disco que não foge a regra que rola desde Los Fabulosos Cadillacs e Mano Negra. A única diferença é que esses carinhas são mais hypes. Argentinos metidos a moderninhos hijos de una perra. Se bem que o som é bem legal, eu recomendo. Vamos fazer amizade com o vizinho para poder pegar a mulher dele!

Visitem: http://www.andandodescalzo.com.ar/ e http://argentina-rock.blogspot.com/

quarta-feira, 16 de abril de 2008

The King's Jam

Tenho medo de tecer qualquer comentário.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Derek & The Dominos

O Derek & The Dominos é a banda setentona de Eric Clapton, que vem acompanhado de Bobby Whitlock (teclados), Carl Raddle (baixo) e Jim Gordon (bateria).

O grupo estreiou em 1970 com o clássico "Layla And Other Assorted Love Songs", contando com a participação especial do guitarrista Duanne Allman (Allman Brothers). O álbum foi um sucesso puxado pela canção "Layla", um dos maiores hits da carreira de Clapton.

Em 1971 a banda já estava em processo de gravação do segundo álbum quando Eric Clapton teve que se isolar por conta de sérios problemas com a dependência por heroína. Nesse mesmo ano Duanne, que quase já estava oficialmente na banda, morreu num acidente de motocicleta.

Em 1973 foi lançado o álbum "Derek & The Dominos In Concert", com o antológico concerto no Fillmore East, gravado durante a turnê pelos EUA em 1970, um desses caôs de gravadora que deu certo.


"Layla And Other Assorted Love Songs"

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Com mil raios Sérgio Sampaio


O Capixaba, do quente município de Cachoeiro de Itapemirim, Sérgio Moraes Sampaio, nascido em 1947, foi um cantor e compositor maldito interessante. Botou o bloco na rua, fez um disco louco com Raul Seixas, Miriam Batucada e Edir Star, viajou de trem nessa vida danada, viu filme de terror, mandou Zebedeu calar a boca aos berros de seus leros e boleros e morreu na merda em 1994.

O magrelo foi radialista no sul do Espírito Santo em Cachoeiro e depois foi tentar a careira musical na cidade maravilhosa, que é de São Sebastião do Rio de Janeiro. Teve a sorte de assinar um contrato com a CBS (hoje Sony BMG) em 1971, quando lançou o ícone "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10", ao lado dos figuraças já citados. E no ano seguinte, lançou a marcha-rancho Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua no Festival Internacional da Canção, música que se tornou sucesso nacional e deu nome ao primeiro disco solo de Sérgio Sampaio.

Apesar do sucesso do compacto do Bloco, o LP não foi bem-sucedido, em parte pelo comportamento displicente de Sérgio, que se dedicava mais à vida boêmia carioca do que à divulgação do álbum. Mas, na verdade o disco é colossal. Vale a pena conferir. Ouça no volume máximo e tomando uma caipirinha.

Eu quero é botar meu bloco na rua

sexta-feira, 14 de março de 2008

Hermeto, o bruxo imitador de pássaros

Hermeto Pascoal: Zabumbê-bum-á (1979)

Hermeto Pascoal é o compositor arranjador e multiinstrumentista brasileiro que mais experimentou novas sonoridades. O louco, o bruxo, o mago dos sons. Ainda hoje imita o barulho das águas nas corredeiras e os gorjeios na jabuticabeira na beira do lagos. Seu primeiro instrumento foi observar e imitar, o segundo, o acordeom de oito baixos de seu avô. Na década de 50, foi parar na rádio, assim como tantos outros da música brasileira e mundial. Lá, na Rádio Tamandaré conheceu Sivuca que o levou para a Rádio Jornal do Commercio e fazer uns “sonzinhos” com uma galera aê. Som Quatro, Sambrasa Trio e Quarteto Novo foram alguns dos grupos que ele participou, fora os festivais brasileiros e internacionais e a gravação de duas músicas sua com Miles Davis.

O álbum Zambumbê-bum-á é um trabalho que resume a fase áurea de Hermeto, que vai desde a Música Livre até o Cérebro Magnético, ou seja, Hermeto louco na década de setenta, quando ele inovou a música instrumental brasileira com linguagem própria, entre o regional e o jazz. Ou seja, o cara é um gênio... Ou não...

Uma dica: o disco tem que ser ouvido como se fosse uma trilha de um filme nordestino!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Southern tupiniquim


Boa musicalidade, os caras têm a "manha" do southern rock. Porém, as letras são fracas, o vocal é ruim e a timbragem é de rock brasuca, meio velhas virgens até. Tudo bem, nesse último caso a culpa não é da banda e sim dos estúdios brasileiros que não têm o conhecimento técnico e nem os equipamentos necessários para gravar um som que seja a cara do sul estadosunidenses. De boa, prefiro Sá, Rodrix e Guarabira, mas vale dar uma conferida no som do Bando do velho Jack e tirar suas próprias conclusões. Apesar das críticas o Bicho do mato não é tão mal assim.

O site dos caras é bem legal, tem as histórias da banda, fotos, agenda, contato, discografia e o nome dos integrantes... Confira... Ou não...


O Bando do Velho Jack: Bicho do Mato

quinta-feira, 6 de março de 2008

Projeto que deu certo

A Gov't Mule, fundada por Warren Haynes e Allen Woody em 1994, como um projeto paralelo ao Allman Brothers Band, é uma banda de southern rock que conquistou sua vida própria, com qualidade, bagagem e muitas milhas de som.


Já no primeiro disco, que
começa com a voz grave e tocante do Allman Brother Warren Haynes e seu um minuto e trinta e cinco segundos de poeira na cara, a banda diz a que veio. Simplesmente delirante. Um branquelo com uma puta voz negra e um bando de caipiras roqueiros fazendo o que há de melhor no bom e velho estilo southern rock, com direito a um cover do Free (Mr. Big) e uma dedicação a Frank Zappa (Left Coast Groovies).


A banda é: Warren Haynes - guitar, vocals, Allen Woody - bass (1994-2000), Matt Abts – drums, Danny Louis – keyboards, Andy Hess - bass.

A discografia segue abaixo, quando puder, escrevo sobre a trajetória dessa puta banda e dos Allmans Brothers... Ou não...
  • Gov't Mule, 1995
  • Live From Roseland Ballroom, 1996
  • Dose, 1998
  • Live ... With A Little Help From Our Friends, 1998
  • Life Before Insanity, 2000
  • The Deep End, Volume 1, 2001
  • The Deep End, Volume 2, 2002
  • The Deepest End, Live In Concert, 2003
  • Deja Voodoo, 2004
  • Mo' Voodoo (EP), 2005
  • High and Mighty, 2006
  • Live at Roseland Ballroom, 2007
  • Mighty High, 2007



Gov't Mule: lançado em 1995, o primeirão.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Arnaldo pós Mutantes e Loki


Arnaldo & Patrulha do Espaço: Elo Perdido

Ainda estou criando coragem para escrever sobre essa figuraça do rock and roll brasileiro. A criação dos mutantes, o relacionamenteo com Rita Lee, a separação, Loki, Patrulha do Espaço, ala psiquiátrica do Hospital do Servidor Público de São Paulo, o acidente, a recuperação, o isolamento e as mãos dadas com a música. Um dia ainda escrevo... Ou não...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Glenn Hughes antes dos Purples

Formado na Inglaterra, em 1969, o Trapeze - John Jones (vocal), Terry Rowley (teclados), Mel Galley (guitarra), Glenn Hughes (baixo) e Dave Holland (bateria) - estréia com um disco auto-intitulado, que só pode ter sido lançado em 1970. Logo em seguida, Jones e Rowley deixam a banda que passa a ser um power trio e aí a história começa.

Hughes assume os vocais, e continua no baixo e, juntamente com Mel Galley e Dave Holland, acabou se tornando o line-up mais conhecido e que representou os melhores momentos do Trapeze. Com essa formação eles lançaram três álbuns.

Em 1973 Jon Lord e Ian Paice, do Deep Purple, convidaram Glenn Hughes para substituir o baixista Roger Glover que havia deixado a banda ao lado do vocalista Ian Gillan e o resto da história todos conhecemos... Ou não...

Bom... Holland e Galley seguiram em frente com o Trapeze, que teve várias alterações mas continuou lançando álbuns regularmente. Em 1979, Dave Holland foi para o Judas Priest e, em 1982, Mel Galley ingressou no Whitesnake e, com isso, o Trapeze encerrou as atividades até 1990, quando Holland saiu do Judas Priest e remontou a banda que durou até 1994, quando a banda se separou de vez.


Trapeze: Meduza de 1970, o segundão da banda

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Dio antes de ser Dio

O Elf é a primeira banda de um dos maiores vocalistas de hard rock e heavy metal de todos os tempos: Ronald James Padavona, mais conhecido como Ronnie James Dio, o anão dos infernos.

Ainda nos anos 60 ele, David Feinstein (guitarra), Micky Lee Soule (guitarra e teclados), Craig Gruber (baixo) e Gary Driscoll (bateria) formaram a banda The Electric Elves, que depois passou a se chamar The Elves e, finalmente, Elf.

O primeiro álbum foi lançado em 1972 com produção do Deep Purple Roger Glover. O som é um rock n' roll com pitadas de blues e boogie, ou seja, quase nada do heavy metal que Dio viria a fazer anos depois.


Elf: o Primeirão

Em 1974 saiu "Carolina County Ball" (chamado "L.A. 59" nos EUA), que marcou a saída de David Feinstein, substituído por Steve Edwards.

Carolina County Ball: o Segundão

O terceiro e último álbum foi "Trying To Burn The Sun" de 1975. E o resto da história todos conhecemos... Ou não...


Trying To Burn The Sun: o Terceirão

Coloque no volume máximo...