sexta-feira, 14 de março de 2008

Hermeto, o bruxo imitador de pássaros

Hermeto Pascoal: Zabumbê-bum-á (1979)

Hermeto Pascoal é o compositor arranjador e multiinstrumentista brasileiro que mais experimentou novas sonoridades. O louco, o bruxo, o mago dos sons. Ainda hoje imita o barulho das águas nas corredeiras e os gorjeios na jabuticabeira na beira do lagos. Seu primeiro instrumento foi observar e imitar, o segundo, o acordeom de oito baixos de seu avô. Na década de 50, foi parar na rádio, assim como tantos outros da música brasileira e mundial. Lá, na Rádio Tamandaré conheceu Sivuca que o levou para a Rádio Jornal do Commercio e fazer uns “sonzinhos” com uma galera aê. Som Quatro, Sambrasa Trio e Quarteto Novo foram alguns dos grupos que ele participou, fora os festivais brasileiros e internacionais e a gravação de duas músicas sua com Miles Davis.

O álbum Zambumbê-bum-á é um trabalho que resume a fase áurea de Hermeto, que vai desde a Música Livre até o Cérebro Magnético, ou seja, Hermeto louco na década de setenta, quando ele inovou a música instrumental brasileira com linguagem própria, entre o regional e o jazz. Ou seja, o cara é um gênio... Ou não...

Uma dica: o disco tem que ser ouvido como se fosse uma trilha de um filme nordestino!

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kalunga disse...

finalmente achei seu blogg, verme!!!

seu escroto, plutão de uma figa!

***

sobbre o post: NUNCA tive a oportunidade de ouvir nada com a devida atenção. Porém, como tem um link amigo aí no post, vou baixar e comentar com maior propriedade.

plutão de uma figa!

Anônimo disse...

Salve Kalunga, apareça sempre! Vou postar de tudo por aqui.

Anônimo disse...

Seu verme me libera para postar ....

Anônimo disse...

Mentor seu VERME me libre para postar...